Aplicativo facilita comercialização dos produtos da Agricultura Familiar
- Amanda Almeida
- 18 de jan. de 2018
- 2 min de leitura
O Meu Soft Rural é ideal para cooperativas e produtores rurais, pois facilita a comercialização dos produtos provenientes da Agricultura Familiar.

Tecnologia de gestão chega às cooperativas e aos pequenos produtores rurais. A Dossier Digital, empresa instalada no Parque Tecnológico da Bahia da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), apresenta o ‘Meu Soft Rural’, aplicativo direcionado à gestão da produção e da propriedade, com o controle de visitas a campo e registro de dados de assistência técnica via dispositivo móvel desconectado. O Aplicativo já está sendo utilizado por diversas cooperativas baianas de diferentes segmentos, a exemplo de abatedouros, mercado considerado a força motriz para a criação da vertente rural do Meu Soft.
O Meu Soft é um projeto desenvolvido desde 2012 que consiste em uma linha de aplicativos simplificados voltada para pequenos negócios, com foco na produtividade, na automação das tarefas repetitivas do dia a dia e na comunicação e registro de dados de atendimento ao cliente. Para Letícia Lisboa, CEO da Dossier Digital, a plataforma conta com alta tecnologia, tendo como alicerce a facilidade de uso e custo baixo, o que acabou levando para as atividades do campo. “Identificamos que a internet de qualidade ainda é uma dificuldade em alguns locais do interior baiano, por isso incorporamos o celular ao Meu Soft, trabalhando off-line, como meio de comunicação entre os agentes da cadeia produtiva”, disse.

O Meu Soft Rural é ideal para cooperativas e produtores rurais, pois facilita a comercialização dos produtos da Agricultura Familiar para grandes mercados, que muitas vezes precisam de grandes quantidades, por exemplo. “O Agricultor Familiar tem a dificuldade de acessar grandes mercados por ter uma produção reduzida, mas o Meu Soft Rural oferece para a cooperativa maior visibilidade da produção de todos os cooperados, facilitando, além da gestão, a negociação e comercialização dos produtos provenientes da Agricultura Familiar”, completou Letícia.
Em 2012, a Dossier Digital ingressou como startup da Áity Incubadora de Empresas e, em 2016, foi graduada como empresa residente do Parque Tecnológico da Bahia.
Assista ao vídeo do 'Secti na Área' sobre a Dossier Digital e o aplicativo Meu Soft Rural: